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1(FGV - SP - 2014)Número Original: 46Código: 6347937

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Império Romano.g
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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O anfiteatro era, para os romanos, parte de sua normalidade cotidiana, um lugar no qual reafirmavam seus valores e sua con- cepção do “normal”. Nos anfiteatros eram expostos, para serem supliciados, bárbaros vencidos, inimigos que se haviam insur- gido contra a ordem romana. Nos anfiteatros se supliciavam, também, bandidos e marginais, como por vezes os cristãos, que eram jogados às feras e dados como espetáculo, para o prazer de seus algozes ou daqueles que defendiam os valores normais da sociedade. (Norberto Luiz Guarineilo, A normalidade da violência em Roma In hip: ‘www2.uol.com br/historiaviva/artigos! a normalidade da violencia em roma htm!) Sobre as relações entre os cristãos e o Estado Romano, é correto afirmar que (A) a violência durante a República Romana vitimou os cristãos porque estes aceitaram a presença dos povos bárbaros dentro das fronteiras romanas. (B) a prática do cristianismo foi tolerada em Roma desde os pri- mórdios dessa religião, e as ocorrências violentas podem ser consideradas exceções. (C) o cristianismo sofreu violenta perseguição no Império Romano pela sua recusa em aceitar a divinização dos impe- radores. (D) a ação cristã foi consentida pelo poder romano, e a violén- cia contra a nova religião restringiu-se aos seus principais líderes. (E) a intensa violência praticada contra os seguidores do cris- tianismo ocorreu por um curto período, apenas durante os primeiros anos da Monarquia Romana


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2(FGV - SP - 2015)Número Original: 1Código: 6348647

Primeiro Semestre - Administração - Módulo Discursivo - Administração Pública

Semelhanças e diferenças entre o Cristianismo e o Judaísmo no contexto político e cultural da Mesopotâmia antiga .f Aspectos políticos, sociais e econômicos do Império romano na Antiguidade Clássica .f Itália.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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De fato, era João Batista um verdadeiro profeta, iluminado, irascível e veemente, em revolta declarada contra as hierarquias política e religiosa judaicas. Líder de uma seita milenarista, anunciava a iminência do Reino, mas sem reivindicar o título de Messias. O seu apelo foi coroado de grande êxito. Entre as pessoas que, aos milhares, acorriam de toda a Palestina para receber o batismo, encontrava-se Jesus, originário de Nazaré, na Galileia. Segundo reza a tradição cristã, João Batista reconheceu nele o Messias. jiosas. De Gautama Buda ao Triunfo do Cristianismo. io de Janeiro: Zahar Editores, 1983, tomo ll, vol. 2, p. 98. ELIADE, M. Historia das crenças e das ideias rel Trad, A Explique a vinculação originária entre o Cristianismo e o Judaísmo. B Apresente duas características políticas do Estado Romano à época do surgimento do Cristianismo.


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